Pagina Inicial

domingo, 15 de dezembro de 2013

Bibliografia Anotada

UC -  Materiais e Recursos para Elearning

Elaboração de uma bibliografia anotada sobre 2 recursos

Recurso 1

Butcher, N. (2011). A Basic Guide to Open Educational Resources (OER). Commonwealth of Learning & UNESCO. Acedido Dezembro, 10, 2013, em http://www.col.org/PublicationDocuments/Basic-Guide-To-OER.pdf


A Commonwealth of Learning e a UNESCO publicaram "O Guia Básico sobre Recursos Educacionais Abertos", este Guia é composto por três partes:

A primeira parte é apresentada na forma de um conjunto de "Perguntas Frequentes". A sua finalidade é fornecer aos leitores uma introdução rápida e acessível aos Recursos Educacionais Abertos (REA) e alguns aspectos-chave para pensar quando explorar como usar REA com eficácia.

A segunda parte é uma análise mais abrangente dessas questões, apresentadas sob a forma de um trabalho de pesquisa tradicional. Para aqueles que têm um interesse mais profundo em REA, esta secção irá ser útil.

A terceira parte é um conjunto de apêndices, contendo informações mais detalhadas sobre áreas específicas de relevância para REA.

Comentário:

Uma obra completa e de consulta bastante acessível, esclarece duvidas, desmistifica os Recursos Educacionais Abertos.
Após a leitura da mesma ficamos sem duvidas, e com vontade de utilizar os REA.


Um recurso adequado a integrar a bibliografia sobre REA.


Recurso 2

Falconer, I., McGill L., Littlejohn A., & Boursinou E.. (2013). Overview and analysis of practices with open educational resources in adult education in Europe. Instituto para os Estudos Tecnológicos e Prospectivos do Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia. Acedido Dezembro, 10, 2013, em http://openeducationeuropa.eu/pt/download/file/fid/32999

Publicado em Novembro de 2013, apresenta uma visão geral e análise da utilização dos Recursos Educacionais Abertos na Educação de Adultos na Europa, que resultou do estudo OER4Adults levado a cabo pela Caledonian Academy, da Glasgow Caledonian University.
É uma contribuição para a construção de uma base de conhecimentos sobre Educação Aberta e faz parte de uma agenda científica mais ampla sobre TIC e aprendizagem que está sendo desenvolvido no Instituto de Estudos de Prospectiva Tecnológica do Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia, em colaboração com a Direcção Geral da Educação e Cultura.


Comentário:

Identifica, descreve e classifica um número abrangente de iniciativas de REA na Europa na área da aprendizagem e educação de adultos ao longo da vida. Identifica obstáculos e barreiras à implementação de REA na educação de adultos e discute os factores para o sucesso da implementação, up-scaling e integração de práticas inovadoras com REA.

Actual e de leitura recomendada.

Sem comentários:

Enviar um comentário