UC - Materiais e Recursos para Elearning
Elaboração de uma bibliografia anotada sobre 2 recursosRecurso 1
Butcher, N. (2011). A Basic Guide to Open Educational Resources (OER). Commonwealth of Learning & UNESCO. Acedido Dezembro, 10, 2013, em http://www.col.org/PublicationDocuments/Basic-Guide-To-OER.pdf
A Commonwealth of Learning e a UNESCO publicaram "O Guia Básico sobre
Recursos Educacionais Abertos", este Guia é composto por três partes:
A primeira parte é apresentada na
forma de um conjunto de "Perguntas Frequentes". A sua finalidade é
fornecer aos leitores uma introdução rápida e acessível aos Recursos Educacionais Abertos (REA) e alguns aspectos-chave para pensar quando explorar como usar REA
com eficácia.
A segunda parte é uma análise
mais abrangente dessas questões, apresentadas sob a forma de um trabalho de
pesquisa tradicional. Para aqueles que têm um interesse mais profundo em REA,
esta secção irá ser útil.
A terceira parte é um conjunto de
apêndices, contendo informações mais detalhadas sobre áreas específicas de
relevância para REA.
Comentário:
Uma obra completa e de consulta bastante acessível, esclarece duvidas, desmistifica os Recursos Educacionais Abertos.
Após a leitura da mesma ficamos sem duvidas, e com vontade de utilizar os REA.
Um recurso adequado a integrar a bibliografia sobre REA.
Recurso 2
Após a leitura da mesma ficamos sem duvidas, e com vontade de utilizar os REA.
Um recurso adequado a integrar a bibliografia sobre REA.
Recurso 2
Falconer, I., McGill L.,
Littlejohn A., & Boursinou E.. (2013). Overview and analysis of
practices with open educational resources in adult education in Europe. Instituto para os Estudos Tecnológicos e Prospectivos do Centro Comum de
Investigação da
Comissão Europeia. Acedido Dezembro, 10, 2013, em http://openeducationeuropa.eu/pt/download/file/fid/32999
Publicado em Novembro de 2013, apresenta uma visão geral e análise da utilização dos Recursos Educacionais Abertos na Educação de Adultos na Europa, que resultou do estudo OER4Adults levado a cabo pela Caledonian Academy, da Glasgow Caledonian University.
Comentário:
Identifica, descreve e classifica um número abrangente de iniciativas de
REA na Europa na área da aprendizagem e educação de adultos ao longo da vida. Identifica
obstáculos e barreiras à implementação de REA na educação de adultos e
discute os factores para o sucesso da implementação, up-scaling e integração
de práticas inovadoras com REA.
Actual e de leitura recomendada.
Actual e de leitura recomendada.
Sem comentários:
Enviar um comentário