Pagina Inicial

domingo, 8 de dezembro de 2013

Cibercultura

UC -  Educação e Sociedade em Rede

Breve análise da leitura da obra Cybercultur, de Pierre Levy.

De leitura bastante acessível, ao longo de toda a obra são nos fornecidos dados de contextualização de modo a facilitar a compreensão das ideias que o autor pretende transmitir.
Basicamente existem 2 conceitos o  Ciberespaço e a Cibercultura.

Ciberespaço :"o espaço de comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores e das memórias dos computadores. Essa definição inclui o conjunto dos sistemas de comunicação eletrônicos (aí incluídos os conjuntos de redes hertzianas e telefônicas clássicas), na medida em que transmitem informações. Consiste de uma realidade multidirecional, artificial ou virtual incorporada a uma rede global, sustentada por computadores que funcionam como meios de geração de acesso"

O ciberespaço favorece a integração em "comunidades virtuais" independentemente das barreiras físicas e geográficas, sendo a sua diversidade cultural directamente proporcional ao envolvimento activo e à qualidade das contribuições dos diversos representantes culturais.

As pessoas que povoam e nutrem o ciberespaço constituem sua principal riqueza.

Cibercultura: "corresponde ao momento em que a nossa espécie, pela globalização econômica, pelo adensamento das redes de comunicação e de transporte, tende a formar uma única comunidade mundial, ainda que essa comunidade seja e quanto! - desigual e conflitante."

Uma obra que apesar de escrita em 1997 se mantém bastante actual.

Exemplos de Cibercultura:

Cursos online como os disponibilizados pela UAB,  Cursera ou Udacity

Comunidades online como o Facebook, Twitter ou Myspace

Forums como o Zwame


Jogos MMORPG como o Unreal Tournament, em que pessoas se reúnem em comunidades para jogar um jogo em rede, ou até mesmo como o FarmVille que ficou popularizado via Facebook.


Lévy, P. (1999). Cibercultura. (Tradução de Carlos Irineu da Costa) São Paulo: Edição 34 editora.



Sem comentários:

Enviar um comentário